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Age of Empires 3 – criando cenários (pedido juninho)


Age of empires 3 é um jogo muito legal ! mais legal ainda é criar os cenários vc mesmo, igual a aquela estória da corrida de tampinha, onde se usa mais tempo fazendo a pista do jogando mesmo …

Após um pouco de pesquisa eu e minhas filhas fizemos alguns cenários, nos divertimos bastante e aqui vou compartilhar passo a passo a confecção do cenário, diveirtam-se !

abra o AO3 (Age Of Empires 3) clique em Ajuda / Ferramentas – Editor de Cenários

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Uma tela inicial do editor de cenários será exibida

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Vamos inicialmente adicionar um centro urbano para cada jogador, para isto clicamos em Objeto / Colocar Objeto

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Então selecionamos o jogador ao qual iremos adicionar o objeto, escolhemos a categoria Buildings e selecionamos o Centro Urbano, confira na imagem abaixo
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Repetimos a mesma tarefa para o segundo jogador também, selecionando o jogador 2 e colocando o centro urbano onde desejamos no mapa (parece ser umaboa idéia colocar um longe do outro . hehehe

ao3_cenario_personalizado_centro_urbano.jpg

Agora precisamos indicar que o oponente de computador, terá inteligência artificial ativada, para tenhamos um oponente de fato para jogar e não um alvo parado, sem reações, para tal usamosa opção de adicionar objetos e selecionamos o objeto “AI início” e selecionando o jogador ao qual queremos adicionar a AI adicionamos o objeto próximo ao centro urbano.

ao3_cenario_personalizado_AI.jpg

Após incluir o objeto que vai iniciar a AI, precisamos indicar que configuração de AI o jogador vai utilizar, para tal acessamos o menu Cenário / Dados do Jogador, e clicamos no botão AI ao lado do jogador desejado e indicamos também que o controle deste jogador será pelo computador

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ao clicarmos no botão de AI (ou IA) será solicitado a escolha de um arquivo, escolha o arquivo aiLoaderStandard.xs

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Após isto vamos definir quantos jogadores estarão disponíveis neste cenário, clicando em Cenário / Dados do Cenário, e indicando o número de jogadores para 2

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Vamos agora testar o cenário, clique em Cenário / Teste de Cenário, indique com que jogador deseja testar e a dificuldade (estas escolhas seram as escolhas padrão do cenário quando vc for joga-lo)

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Hummm parece que faltou algo ! na verdade falta muita coisa neste cenário, mas uma bem importante é que ficaram faltando além de recursos para serem coletados, faltou também o explorador …

se ficasse como está seria uma grnade batalha de colonizadores …

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Observe que ao sair do modo de teste do cenário a área do outro jogador fica escurecida como se ainda estivesse jogando, imagino que seja umbug na ferramenta … corrigi isto salvando o cenário e carregando de novo.

Para evitar esta batalha de colonizadores, vamos adicionar primeiro o explorador. Selecione Objeto / Adicionar escolha a categoria Units e selecione o explorador. lembre-se de selecionar para que jogador esta adicionando o explorador …

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Vamos adicionar alguns recursos naturais como um floresta por exemplo, para isto selecionamos Terreno / Ferramenta floresta, e selecionamos o tipo de vegetação que desejamos adicionar na floresta e vamos demarcando a área onde esta floresta deve ocupar, veja na figura abaixo

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Repare que ap´so indicar a região da floresta, podemos usar a opção Editar Ferramenta de Floresta para regerar a floresta mudando por exemplo a densidadede árvores na floresta.

Agora vamos adicionar umas minas de prata, usamos para isto a opção Objeto / Colocar Objetos e selecionamos a categoria Nature, e selecionamos a mina de prata da lista e clicamos no cenário onde desejamos colocar a mesma

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Bem já temos o centro urbano, já ligamos a inteligência artificial, colocamos o computador como controlador do jogador 2, carregamos o arquivo de AI, indicamos que são 2 jogadores, adicionamos exploradores, árvores, minas … hummm vamos colocar um rio ! :D

Selecionamos Terreno / Ferramenta Água, dai escolhemos o tipo de margem que desejamos e vamos marcando onde queremos água no cenário, e podemos de quebra colocar um cais para cada jogador (lembre-se de escolher o jogador … )

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A ferramenta água pode ser usada para inclusive grandes áreas de água, por exemplo um lago, mares etc etc depende do quanto de água vc deseja no cenário.

Após isto tentei configurar um Gatilho (trigger) para que o jogo terminasse quando o jogador 1 fosse vitorioso, mas por alguma razão o gatilho não funcionou … vejam pelas imagens o que eu fiz e se souberem o que faltou, por favor comentem !

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PAra jogar o cenário personalizado selecione Jogador invidual / Cenário personalizado e escolha o arquivo que vc salvou o cenário recém editado.
Mesmo ganhando do jogador2 (destruindo tuuuudo) parece que a condição do gatilho que criei não funcionou …

veja o fim da batalha …

ao3_cenario_personalizado_fim.jpg

valeu a diversão !!

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